quarta-feira, 3 de julho de 2013

O Que Está Acontecendo No Brasil?

Os Protestos em Campinas.

 
                               
                                              Praça Guilherme de Almeida, à frente do Palácio da Justiça




                                                         Avenida Francisco Glicério e Largo do Rosário


Tudo começou com a mobilização organizada pelo Movimento Passe Livre, por meio das redes sociais, de milhares de jovens, e outros tantos nem tão jovens assim, que foram às ruas protestar contra a decisão de aumentar em 20 centavos as tarifas do transporte público na cidade de São Paulo.

Inicialmente, os manifestantes queriam que as tarifas do transporte público permanecessem a mesma. Mas a minoria dos manifestantes queria – e isso incluía os líderes do Movimento Passe Livre – o transporte público completamente gratuito.

Seguindo o exemplo de São Paulo, rapidamente esse movimento se espalhou por várias capitais do país e acabou por revelar outras insatisfações mais profundas e latentes do povo brasileiro, que compreendem a corrupção, a má qualidade dos serviços públicos, os gastos excessivos do governo com a construção de estádios e infraestruturas.

A repressão da polícia militar foi extremamente forte. Manifestantes que protestavam em paz foram recebidos à bala de borracha e gás lacrimogênio. A tropa de choque da PM atacou jovens, adultos e até mesmo idosos. O Movimento Passe Livre não incentivou a violência em momento algum de suas manifestações, mas foi impossível controlar a frustração e a revolta de milhares de pessoas com o poder público.

Numa tentativa de acalmar os manifestantes, as autoridades de São Paulo e Rio cancelaram o aumento nas tarifas do transporte, mas a multidão continuou a se reunir, apesar do governo voltar atrás.

E como não poderia deixar de ser, Campinas que sempre esteve na vanguarda dos movimentos sociais, também foi às ruas assumir a sua responsabilidade pelas transformações do país, e exigiu mais qualidade em transporte, saúde e educação, bem como protestou contra a corrupção impune que transfere para uns poucos os recursos que deveriam ser investidos para o bem comum.

Estive lá e registrei com o meu celular as imagens desse momento histórico para a cidade, e fiquei orgulhoso de ver essa juventude assumir um papel mais protagonista na sua história, marcando a maior insurreição social no Brasil desde 1992, quando um grande número de pessoas exigiu o impeachment do presidente Fernando Collor de Melo.

O Brasil acordou perante a triste realidade, e na hora certa, exatamente no momento em pretendiam esfacelar a Constituição. E enquanto nada mudar, as manifestações vão continuar pelo Brasil em busca das sonhadas melhorias, porque o gigante já acordou e não promete ir dormir tão cedo.

Publicado no jornal Correio Popular: “Já que a bomba é de efeito moral, aproveita e joga no Congresso Nacional”

Nenhum comentário:

Postar um comentário