domingo, 1 de dezembro de 2013


Ateu Sim, Por Que Não?





Eu geralmente ouço as pessoas me dizerem: “Ah, você é ateu... então você não acredita em nada?” E eu, rapidamente, respondo: Não, eu acredito em muitas coisas, contanto que haja razão e provas para acreditar.

A maioria daqueles que me conhecem desde a infância, e sabem que venho de uma família cristã católica, ficam assustadas quando digo que sempre fui ateu - antes implícito e agora explícito. Talvez, porque eu não seja do tipo que saia por aí levantando bandeiras, que protesta e vai às ruas por uma causa (mesmo a tendo) ou que esteja engajado em alguma militância ateísta.

Eu também não sou um ateu antirreligioso, porque entendo que ser antirreligioso é ser contra os princípios da liberdade individual ao culto, à associação e à expressão. Fui educado para respeitar as crenças de todos, por mais bizarras que a mim pareça, e a julgar os homens por suas ações, não pelas convicções que apregoam. Acredito que os valores cristãos são bons e se fossem, efetivamente, praticados por todos os que se dizem cristãos, o mundo seria seguramente melhor.

Quando me perguntam como eu me tornei ateu, respondo que foi aos poucos, à medida que percebia que minha crença não era fruto de minha própria fé, mas de um condicionamento que começara na primeira infância. 

Descobri que meu Deus não era meu, mas uma herança cultural. O dia em que disse em voz alta “Sou ateu” pela primeira vez, senti-me livre como nunca antes. Minha vida passou a ser regida pela vontade de ser alguém melhor, não por elucubrações fantasiosas sobre o que há após a morte ou sobre regras divinas traduzidas por representantes dúbios.

Como é de conhecimento de todos, a Constituição Federal de 1988 dispõe em seu art. 5º, inciso VI, sobre a liberdade de crença e de religião como direito individual que deve ser respeitado. Assim, entendo que a liberdade de crença engloba a faculdade de não crer.

Para quem não sabe, o ateísmo não é um estilo de vida nem uma doutrina dotada de um corpo de conhecimentos ou princípios, mas somente uma classificação acerca do posicionamento ou estado intelectual do indivíduo em relação à ideia de deus. Em sentido amplo, ateísmo é a rejeição ou ausência de crença na existência de divindades e outros seres sobrenaturais. Portanto, o ateísmo não possui natureza análoga às religiões teístas.

Pessoalmente, entendo o ateísmo como uma opção de quem se assume responsável pelos seus atos e pela sua forma de viver, de quem dá valor à sua vida e à dos outros, de quem cultiva a razão e confia no método científico para construir modelos da realidade, e de quem não remete as questões do bem e do mal para seres hipotéticos nem para a esperança de uma existência após a morte.

Infelizmente, para muitas pessoas que só conseguem associar valores éticos e morais à lógica cristã, os ateus são desprezíveis, desprovidos de princípios morais, materialistas e incapazes de um gesto de compaixão.

Assim, quando me perguntam qual o parâmetro que utilizo para definir o certo e o errado, o justo e o injusto, costumo responder que utilizo um ramo da filosofia chamado filosofia moral, que tem por objeto de estudo e reflexão os princípios que orientam a ação humana do ponto de vista da moral.

Eu, como muitos ateus, sou a favor da liberdade, da democracia, do livre-pensamento e da ciência, e contra o obscurantismo, a mentira, o pensamento único e qualquer forma de violência ou de discriminação por questões de raça, religião, nacionalidade ou sexo.

“Não sou um ateu total, todos os dias tento encontrar um sinal de Deus,
 mas infelizmente não o encontro”.
José Saramago



Nenhum comentário:

Postar um comentário